Marketing Político: o que é e qual sua importância?

Afinal de contas: o que é marketing político?
Marketing Político é um conjunto de técnicas e estratégias da área de comunicação e publicidade que possui a finalidade de divulgar ideias e ações de um político, fortalecer sua imagem e estabelecer uma conexão direta entre o ocupante do cargo público eletivo e a população.

Para o político ou candidato, o Marketing Político é uma estratégia relevante na medida em que confere maior credibilidade ao seu mandato e auxilia na conexão e relacionamento com a população. Na maioria dos casos, o resultado é uma imagem fortalecida e sólida, que permite uma governança mais tranquila, com mais apoiadores, e um grande passo para a reeleição.

Para o eleitorado essa estratégia também é vantajosa! Já pensou como seria bom ficar a par de tudo que o candidato que você votou nas últimas eleições tem feito? Se ele utilizar técnicas de marketing político isso é possível!

Diferença entre Marketing Político e Eleitoral

Como vimos em neste post, existem algumas diferenças entre Marketing Político e Marketing Eleitoral. Para começar, eles acontecem em momentos distintos e possuem duração diferente. O primeiro é um trabalho realizado a longo prazo, enquanto o segundo engloba um período mais curto.

O marketing eleitoral é reservado ao período da disputa pelo cargo público eletivo, e tem um objetivo claro: fazer com que o político vença as eleições.

Já o marketing político acontece depois que o candidato conquistou uma cadeira e começa a exercer o seu mandato. Nesse caso, temos estratégias de comunicação que podem visar a diferentes objetivos, como preparar o parlamentar para uma próxima eleição ou fortalecer sua imagem junto à população para ter seu apoio em momentos cruciais. Assim, trata-se de um conjunto de ações a longo prazo.

Vamos relembrar as principais particularidades de cada modalidade na tabela abaixo.

Deixe uma resposta

Fechar Menu